segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Viagem ao Mundo do Barça

A propósito do regresso das competições europeias e mais concretamente de o Sporting ir jogar Terça-Feira a Barcelona, lembrei-me de trazer para o blogue uma viagem que fiz a esta cidade em Abril deste ano, aquando do final da época passada. Fi-la com mais dois amigos meus, todos amantes do futebol e do imaginário dos clubes emblemáticos por esse Mundo fora. O Barcelona, “Barça” para os amigos, é um deles.

Nos 4 dias que ali estivemos pudemos provar alguma coisa do que aquela bonita e organizada cidade tem para oferecer. Visitamos monumentos e locais emblemáticos, como o Park Güel, a Sagrada Família, a zona Olimpica em Montjuic e outros mais. Passeamos pela cidade, pela zona costeira, pela zona antiga, pelas famosas Ramblas, local onde as pessoas, particularmente turistas, se juntam para comprar souvenirs, ver números artísticos, como o de um sósia de Ronaldinho mostrando a sua camisola do clube azul-grená enquanto mostrava a sua branca dentadura e executava dotes futebolísticos que não ficariam atrás do original…

Em Abril de 2008, quando viajámos, Ronaldinho vivia o seu período de ausência do palco barcelonês. Ainda assim, e porque um clube como estes tem sempre mais do que um jogador de top mundial, ansiávamos por ver em acção estrelas como Messi, Deco, Eto’o, Iniesta, Xavi, etc... O jogo escolhido foi o derby da cidade, o clássico Futbol Club Barcelona – Real Club Deportivo Espanyol Barcelona. Prometedor. No entanto, digo-vos já que o jogo em si foi algo pobre, aliás o Barça (permitam-me que o trate assim ) nessa altura vivia um período de desorientação onde as exibições acompanhavam os resultados menos bons. Mas, meus caros leitores, estar ali, num estádio grandioso, bonito na sua forma e carregado de memórias relatadas em imagens e textos, foi realmente fantástico!

Logo no inicio da nossa estadia uma das primeiras coisas que fizemos foi dirigirmo-nos para Les Corts, nome do local onde se encontra o Camp Nou. Lembro-me perfeitamente de eu e os meus amigos nos deliciarmos a dizer “Les Corts” (Lés Córtes) enquanto caminhávamos para o local do estádio. Ao avistar a sua silhueta a emoção não passava despercebida. No dia seguinte, decidimos passear mais a fundo pelo mundo do Barça, vimos museu, local de troféus e de alusão à carga histórica do clube, que não se pode deixar de se relacionar com a própria Catalunha. É também impressionante, os jogadores que nós associamos à história do próprio futebol e que passaram por aquele campo. Como exemplos de peso são Ladislau Kubala, Johan Cruyff, Diego Maradona, Bernd Schuster, Hristo Stoichkov, Rivaldo, Romário, Ronaldo, Ronald Koeman, Gheorghe Hagi, Luis Enrique, Luis Figo ou Pepe Guardiola. Mais recentemente temos Juan Riquelme, Ronaldinho, Thierry Henry, Edgar Davids, Xavi, Samuel Eto’o ou Deco. Entre outras coisas fantásticas que vimos uma das mais significativas foi termos a possibilidade de visitar o estádio por dentro, mais concretamente a zona dos balneários, a sala de imprensa, as bancadas, o local de acesso ao relvado e o próprio tapete verde. O estádio é realmente muito grande e embora com alguns normais sinais do tempo, encanta pela sua excelência de forma e pela sua capacidade. Alguns dos atractivos que pudemos viver foi o de estarmos no banco dos suplentes a dar indicações para o campo ou mesmo sentados na cadeira presidencial a comentar o jogo com o presidente do clube rival. As sugestões de vestirmos estes dois papeis foram irresistíveis.

Enfim, a grandeza e o carisma do clube Blaugrana é imensa e para quem segue os espaços sagrados da história do futebol, foi sem dúvida um momento privilegiado estar ali. Terça-Feira o Sporting vai a Barcelona jogar para a Liga dos Campeões. É com redobrado interesse que vou seguir esta partida, o meu clube contra um dos colossos do futebol mundial, um dos quais eu simpatizo bastante. Os comentários deixo para depois da jornada europeia. Deixo-vos com uma das imagens que captámos, uma das quais nos impressionou mais, a entrada da equipa em campo e o Cant del Barça ecoado por dezenas de milhar de pessoas.



1 comentário:

Anónimo disse...

Grande ambiente em Camp Nou. Foi pena o Barça estar a atravessar um período muito mau e que ainda hoje se sente. Muita contestação e pouco apoio á equipa.
Valeu pela experiência e valeu a pena.