terça-feira, 22 de julho de 2008

Jogar em Curto Espaço ou em Longo Espaço no Campo?

Jogar num curto espaço ou jogar num longo espaço, que vantagens e desvantagens? Para responder a esta questão começo primeiro por definir ideias. Para mim jogar num curto espaço é sinónimo de controlo de bola, nomeadamente em determinadas zonas do campo. Quando vejo as equipas jogarem curto vejo necessariamente um bom grupo de jogadores que têm especial relação com a bola. Veja-se por exemplo o último meio campo da selecção da Espanha, no qual Senna, Xavi, Iniesta e Silva controlavam praticamente todos os locais de passagem da bola. Lembrem-se também, ainda num plano internacional, do Chelsea de Mourinho (Makelélé, Lampard, Essien e Mikel) ou num plano nacional do Sporting de Peseiro (Custódio, Rochembak, Moutinho e Barbosa). Quando executado assim o jogo pode tornar-se num pequeno carrosel, indo para cá e para lá, criando divertimento mas perdendo em expansão por todo o campo.

Pelo contrário, ao pensar em jogo num longo espaço, idealizo não uma situação em que a bola é depositada para a frente de qualquer maneira, mas sim num tipo de técnica em que o passe é executado muitas vezes de forma directa mas de uma forma precisa e doseada. Vejo por exemplo equipas como o Arsenal de Wenger ou a selecção da Holanda a praticarem este tipo de jogo. Também com o propósito de controlar a posse de bola, tal e qual o jogo curto, o jogo alargado é mais arriscado porque os jogadores se distanciam mais no campo, aumentando assim o risco de perderem a bola, por exemplo, na recepção da mesma. Na minha opinião, quando bem executado, é mais bonito porque se utiliza mais espaço no rectângulo de jogo e assim o efei to estético é maior e, melhor.

Penso que uma equipa é inteligente quando joga perto entre si. Assim, munida obviamente de jogadores razoavelmente bons tecnicamente, ela pode esconder mais a bola do seu adversário e assim ganhar confiança para atacar. Quando uma tranquilidade se instala na mentalidade colectiva penso que é também inteligente começar a jogar mais expandido usando mais o espaço total de um campo de futebol. Penso que é o que os adeptos preferem. Quem não fica alegre com uma transição de flanco a partir de um passe longo (lembrem-se de Rui Costa) ou um carrosel de futebol que parte do lado defesa esquerdo e termina no extremo direito? Isto tudo, usando todos os metros de um campo de futebol, ou seja cerca de 100 metros por cerca de 60 metros.

Sem comentários: