Para o bem da malta, a época 2008-2009 já começou. E começou praticamente da mesma maneira que acabou a época 2007-2008: repleta de afirmações polémicas, descabidas e de alguns resultados cliché. Senão vejamos:
No Sporting, Paulo Bento, ainda antes da 1ª jornada começar,resolveu apontar o dedo à arbitragem nacional e exigir um bom trabalho ao longo da época. No final do jogo, já com cara de poucos amigos reforçava essa mesma ideia: "Sobre a expulsão poderei dar o benefício da dúvida ao árbitro, mas que é fora da área não tenho dúvidas. O que disse ontem, tenho hoje ainda mais segurança e convicção. Alguns disseram que fui um mau exemplo, mas alertei para o que aí vinha".
Por falar em 'maus exemplos', há muito que se debate o papel da televisão e dos vídeo-jogos como forma de veículo da violência entre os jovens. Ou seja, esta onda de assaltos que assombra Portugal é em grande parte culpa dos filmes/vídeo-jogos onde os jovens buscam inspiração e conhecimento-de-facto. Os argumentistas contrapõem estes argumentos pois um filme não é mais que um reflexo da realidade: a violência já existia antes de ser retratada no pequeno écran.
Dúvida: será que Paulo Bento poderá ser o responsável pelos alegados erros de arbitragem? Quem é que o mandou pôr macaquinhos na cabeça do sr. árbitro?
No Porto, e ainda na senda dos 'maus-exemplos', Jesualdo Ferreira saiu em defesa de Bruno Alves (o homem não faz mal a uma mosca e precisa de um idoso para o defender é o que se deve ler nas entrelinhas). Para Jesualdo "o Bruno Alves sofre mais faltas do que faz." Dúvida: então mas porque razão é muitas vezes acusado de ser um jogador agressivo? Responde Jesualdo:"Num salto vertical, um indivíduo com a compleição física dele, terá de tocar nos adversários. E os adversários já perceberam que o melhor a fazer nesses lances será saltar pouco. Nunca vi o Bruno Alves dar uma cotovelada a ninguém, nunca vi o Bruno Alves dar um pontapé em ninguém. É um atleta leal e um atleta muito forte."
Só não vê, quem não quer! Basta ir ao You Tube e escrever "Bruno Alves". O 1º vídeo que aparece - " Técnicas de Defesa" - (http://br.youtube.com/watch?v=vd4bq9VdszY) é bastante elucidativo: o homem pisa, esfola, amassa, crava, pontapeia, empurra, cabeceia mas, de facto, não deu nenhuma cotovelada!
No Benfica, apesar do empate inaugural , Quique Flores foi acarinhado com os aplausos dos cerca de 1100 adeptos no presenciaram o treino de ontem. Claro que os comentadores mais histéricos irão apontar as inúmeras contratações feitas por Rui Costa - apenas mais uma que o FCP fez no defeso!-para justificar o desaire.
Se eu tivesse estado no centro de estágio, também aplaudiria. Quique Flores já mostrou mais trabalho nesta pré-época, que Fernando Santos em todo o seu reinado. E este apenas foi despedido 1 época e 1 jornada depois de ter sido contratado. Conclusão: se depois de 2 épocas e 1 jornada (ou seja depois da 1ª jornada da época 2010-2011) ainda não se notar o trabalho de Quique, então podem despedi-lo. Portanto, caros comentadores mais histéricos: aguardem mais um pouco(sensivelmente 2 épocas), Quique já provou que merece mais tempo.