A importância desta função no campo é tal que as equipas que não contam para a interpretar no campo, com um actor à altura, raramente conseguem uma consistência de jogo e os desejáveis bons resultados.
Vejam-se os casos dos três grandes. O Porto tem 3 jogadores no meio-campo: Paulo Assunção, Raúl Meireles e Lucho. O primeiro cumpre essencialmente um papel de recuperador e de passador de bolas a curto espaço. Raúl Meireles já dá uma profundidade ao jogo do Porto mas conta com a ajuda nas costas de Assunção. Quanto a Lucho González, não só trabalha como carrega a batuta no meio campo.
O Benfica conta normalmente com 1 de 2 homens força, Bynia ou Petit, com um condutor de jogo, Katsoranis e com Rui Costa, o homem que define jogadas, que conduz a orquestra. Neste sentido é um jogador de posição 6 embora não tenha a capacidade de cobertura de um Fabregas ou Moutinho.
Já o Sporting tem um homem na batuta, Miguel Veloso. Por não ser rápido a mover-se, deveria definir jogadas mais cedo do que tem vindo a fazê-lo. Já Moutinho é um médio total. Cobre e defende bem, passa melhor e cria lançes de perigo real. Na frente do meio-campo está Romagnoli. Tem a impresivisibilidade nos pés mas nem sempre consegue influenciar a equipa na medida em que a posição 10 exige, tendo em conta a saúde do onze em campo.
1 comentário:
Caros Amigos Bloguistas
O www.camisola10.com está a reunir alguns dos blogs de desporto mais interessantes da nossa “Blogoesférico”.
Nesse seguimento, este foi um dos blogs por nós pré-seleccionado para integrar o projecto “blogoesférico”.
O projecto irá permitir, não apenas permutas publicitárias entre blogs, como a publicação no www.camisola10.com de artigos provenientes de todos os blogs registados.
Se é vosso interesse participar nesta iniciativa, enviem um email para administracao@camisola10.com , escrevam no assunto: “Blogoesférico” e coloquem na descrição do email : Nome, nome do blog e a frase “estou interessado”
Até lá.
Bons posts
Enviar um comentário