quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ryan Giggs: O esquerdino imparável


Ryan Giggs é um dos melhores jogadores que já vi jogar. Dei por mim a pensar nisto quando hoje o vi actuar num resumo referente ao jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões entre o Chelsea e o Manchester United. Giggs foi titular, jogou os 90 minutos e ainda assistiu Wayne Rooney para o golo que acabaria por trazer uma preciosa vantagem na eliminatória para os reds. É motivo de admiração ver o papel que o galês de 37 anos ainda tem numa equipa de topo como é o caso desta liderada pelo carismático Sir Alex Fergunson. Giggs é um símbolo da disciplina e da grande capacidade técnica e táctica.
O nº 11 do United nasceu para o clube como um extremo esquerdo de elevada habilidade. Ryan Giggs tem um estilo inconfundível. Com a bola colada aos pés, ele serpenteia pelos adversários que encontra e, com uma precisão incrível, serve avançados e outros colegas que estejam bem posicionados. O poder dos seus dribbles e a capacidade de rasgar defesas com apenas um passe, são características que vou guardar para sempre na minha memória. Nos últimos anos, Giggs tem assumido novos papéis. Para unir a equipa, tem actuado no meio campo como construtor de jogo. A experiência e o aperfeiçoamento táctico deram-lhe esta nova competência que tanto contribui para o sucesso do United.
Ao longo destas 21 épocas que já leva no futebol sénior, este grande desportista tem no seu currículo 11 Campeonatos, 4 Taças de Inglaterra, 3 Taças da Liga e 2 Ligas dos Campeões! De louvar… Giggs conta com 869 jogos e 158 golos, sempre no Manchester United. E parece-me que esta história não acaba já…

Sem comentários: