domingo, 30 de março de 2008

O Maestro; As Melhores Ligas Europeias

Faz algum tempo que não escrevo aqui neste blog. Este fim-de-semana, no qual vi vários jogos de futebol e de várias ligas, é o momento perfeito para reatar os meus comentários.

Quero no entanto começar por destacar o aniversário de um dos meus jogadores preferidos e que aconteceu esta semana, o Rui Costa. Com 36 anos ele é ainda muito influente no jogo do Benfica, a sua opinião é muito considerada e a sua disponibilidade física também está à vista de todos.

Ouvi esta semana uma entrevista à Sport TV onde ele fazia uma breve retrospectiva da sua carreira. Falou do seu inicio nos seniores, no empréstimo ao Fafe, dos primeiros anos na equipa principal do Benfica, nas hipóteses de transferência para o Barcelona e inclusive para o Sporting (uma novidade penso eu, lembram-se do famoso Verão quente?), da intensidade das épocas na Fiorentina e da consagração no Milan. Sobre todas estas fases, o Rui situa-se como ser humano e como jogador de futebol. Fala do que ganhou e do que perdeu, valoriza no entanto todas as experiências que já teve. Gosto do Rui Costa no campo, onde demonstra inteligência e estética a favor do jogo e admiro-o como interveniente na nossa praça pública. Pela sua sinceridade, sensatez, respeito e
clareza de ideias.
Em relação aos jogos que vi este fim-de-semana, assisti a um campeonato inglês sempre renhido e apaixonante. Embora o Manchester United esteja nesta altura a 6 pontos do Arsenal, com Ronaldo naturalmente em grande, os gunners não cederam caminho este fim de semana e acabaram por recuperar de uma desvantagem de 2 golos contra o Bolton, acabando por vencer o jogo por 2-3. Hoje vi também a vitória do Chelsea por 1-0 com um golo do “nosso” Ricardo Carvalho. Os blues demonstram que, mesmo sem Mourinho, podem contar com eles na luta pelo título.

Vi também a liga espanhola. O Barcelona perdeu surpreendentemente em Sevilha com o Bétis, depois de estar a ganhar por 2-0! Embora o campeonato espanhol não seja assim tão previsível, nada fazia esperar que os catalães pudessem dar assim tantas facilidades, no jogo com o Bétis e na liga com o Real Madrid. Enquanto os madrilenos ganharam, o Barça não parece concentrado e forte o suficiente para o primeiro lugar.

Em Itália as coisas estão cada vez mais empolgantes. Apesar da Roma teimar em empatar quando o Inter empata, o que nos trouxeram as últimas jornadas foram uma aproximação dos romanos aos milaneses com a diferença agora a cifrar-se em 4 pontos. Os neroazzurri têm jogadores de classe mundial mas os da capital confirmam uma forma de jogar que fazem deles um colectivo que joga com qualidade.

1 comentário:

António Pista disse...

Foi mau de mais para ser verdade!
Tem que haver uma limpeza de balneário e mentalidade!
O Benfica merece mais, muito mais!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/