sexta-feira, 7 de março de 2008

As Emoções Europeias

Esta semana foi semana de jogos europeus. Quando assim é, tenho a garantia de desfrutar as boas sensações que me acompanham em qualquer bom jogo de futebol, neste caso acrescidas pelo entusiasmo intercultural de uma competição europeia. Um desafio europeu desperta o interesse pela diversidade, pela competição internacional, pelo frente a frente de culturas, futebolísticas e nacionais. Falo dos diferentes estilos, o jogo directo ou apoiado, a história por detrás dos clubes, o tipo de estádios, os climas, as transmissões televisivas, as diferenças na abordagem fisica, que os jogadores, fazem ao jogo. Tudo isto faz parte daquele brilho que acompanha um momento europeu.

Vi os jogos dos Porto e do Sporting. O do Benfica segui o que pude, visto ter coincidido na televisão com o meu Sporting. Vi no Dragão duas equipas desejosas para chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões. Uma que perfumou o acontecimento com iniciativa, com provocação, com decisão. Infelizmente, todo esse odor esbarrou num elemento neutro que fez tudo para levar o cheiro a triunfo para o seu lado. O Schalke veio defender, não jogou bem nem bonito mas há que dar mérito a quem acaba por cumprir a sua missão não faltando à verdade do jogo.

O Sporting foi mais uma vez uma equipa “a caminho de”, um pouco como um adolescente que vai povoando a sua existência com bonitos triunfos mas também com erros ingénuos, próprios da sua juventude. Felizmente todo esse ideal chegou para ficar em vantagem na eliminatória contra uma equipa prática mas muito cinzenta.

Já o Benfica, não vi o jogo, apenas os últimos 15 minutos. Ainda vi o lance do golo do inevitável Mantorras que parece predestinado para golos de salvação. Não sabemos se irá salvar o Benfica, mas foi uma ajuda, quiçá preciosa, para conseguir ainda ultrapassar a eliminatória.

Oitavos de Final da Liga dos Campeões (segunda mão)

FC Porto 1 (0) – 0 (1) Schalke (ALE) – 1-4 em penaltys

Oitavos de Final da Taça UEFA (primeira mão)

Bolton (ING) 1 – 1 Sporting
Benfica 1 – 2 Getafe (ESP)

Já agora, aí ficam os cartazes oficiais que anunciam as cidades que vão receber este ano as finais da Liga dos Campeões e Taça UEFA, Moscovo e Manchester, respectivamente: