segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A Táctica e os Jogadores: Inglaterra e Itália

Tenho visto vários jogos. Vi selecções, campeonato de Itália, Inglaterra e Portugal. Com diferenças e caracteristicas diferentes, de todos os jogos de vi, dediquei-me a três grandes factores: a cultura futebolistica de um país, as tácticas utilizadas e por fim os grandes protagonistas, os jogadores.

O que eu chamo cultura futebolistica é o modo como o jogo e o próprio espectáculo é encarado. Por exemplo: Em Inglaterra o jogo é velocidade e paixão, dureza mas fair-play. O campeonato rege-se por uma envolvente organizativa muito clara em que os jogos, os horários, as conferências de imprenssa, enfim, as regras, são explicitas e cumpridas.

Em relação às tácticas o que se utiliza mais neste campeonato é o clássico 4-4-2 clássico, com algumas excepções, como é o caso do Manchester United, que joga várias vezes com 5 médios, divididos entre organizadores (Andersson, Carrick, Hargreaves) e médios-avançados (Ronaldo, Giggs, Rooney, Nani).

Os jogadores em Inglaterra estão preparados para jogar no tal 4-4-2 clássico mas é aqui que, por exemplo, os jogadores do United proporcionam a diferença. Eles permitem que a táctica clássica se transforme numa rede de mudanças de posição e velocidade, assim como incursões dos extremos para o meio ou outras movimentações.

Apesar das contratações do Manchester terem este tipo de jogo já idealizado, este caso prova que os sistemas dependem, e muito, das caracteristicas dos seus jogadores.


Já em relação a Itália, o que vejo em termos de cultura futebolistica é um jogo elegante, pausado, organizado mas um pouco lento. Em relação à organização da Liga, não conheço muito, mas acho que as noticias que nos vão chegando são testemunhas de alguma onda negativa, desde as greves, as guerras, enfim, as polémicas...

Tacticamente, penso que em Itália são usuais o 4-4-2 ou um sitema de 3 centrais, como o 3-5-2. Os jogadores não fazem da velocidade a sua principal arma, a bola corre por eles, que estão organizados e dispostos numa determinada táctica.

Os futebolistas estão assim preparados para jogar desta forma em Itália. Por isso, artistas como Pirlo, Rui Costa, Maldini, Cannavaro, Totti são exímios no posicionamento, em jogar de cabeça levantada e passe no pé.

2 comentários:

Fred disse...

Concordamos que o futebol espetaculo é em Inglaterra.
Não há melhor campeonato.
O resto é corrupção e desorganização.
A revolução no futebol começa pela cultura dos próprios futebolistas.

xau ai
continuação de bom trabalho

nuno disse...

Apesar de reconhecer que o futebol inglês tem uma atmosfera própria, O "calcio" continua a ser o melhor campeonato, clássicos como Juventus- Milan, Roma-Lázio, Inter-Milan são únicos, pela intensidade de jogo perfeição táctica, jogadores muito adultos no seu jogo, é um futebol, para mim com uma inteligência superior. A prová-lo está as constantes vitórias tanto dos clubes (actual cmpeão Europeu) como ao nível da seleção (actual campeã do Mundo. Parabéns pelo Blog... continua.