sexta-feira, 11 de junho de 2010

As Diferenças Que Nos Unem - Mundial 2010


E aí está o Mundial! Momento de celebração! Nestas alturas surge a excitação de ver tantas equipas, tantas cidades, tantos estádios, tantas formas de jogar futebol. É o encontro do mundo... com o mundo. As raças juntam-se, as línguas fundem-se, as atenções centram-se num rectângulo verde... O mundial de futebol é uma grande competição!
Este tipo de evento junta-nos precisamente... porque vivemos de forma diferente. O nosso código genético trás em si mesmo a vontade prevalecer. É este o principio que está por detrás do sentimento competitivo e que depois se alastra por tantas e tantas áreas da nossa existência social.
Ao mesmo tempo que a diferença nos impele para competir com o outro, porque isso também nos desenvolve, também as vontades, de reconhecimento e de empatia, nos unem e nos fazem celebrar. Vivemos perto dos nossos vizinhos e longe dos outros. Ficamos comovidos quando percebemos que estes últimos também sentem como nós, também agem como nós, também jogam como nós.
E o Mundial é isto, o gosto de levantar bem alto a nossa bandeira e de, unidos, celebrarmos com todos, nós e os outros, a alegria de estarmos vivos!

Sem comentários: