domingo, 7 de dezembro de 2008

Uma Questão de Cultura - Parte II

Já aqui tinha falado sobre a cultura desportiva adoptada pela organização Premier League em Inglaterra e que elevou o "Game" a um nível que os outros campeonatos no mundo apenas sonham atingir.
Também referi que os Clubes não podiam, de maneira alguma, perder o respeito dos adeptos que são aqueles que verdadeiramente vivem para o Clube de uma maneira apaixonada e desinteressada.

Uma vez que os Clubes em Inglaterra são cotados em Bolsa, a sua aquisição é fácil para aqueles que têm muito dinheiro para gastar e não sabem onde.
Liverpool ( USA ), Manchester City ( Ex Primeiro Ministro Tailandês, agora, um Xeque do Dubai cheio de petro-dólares), Fulham (Mohamed Al Fayed), QPR (Flavio Briatore) e o Manchester United ( USA), entre outros, são alguns dos Clubes adquiridos em Bolsa.
Estes Clubes passam a ser quase que empresas privadas, e estas visam apenas o lucro. O mercado assim obriga.
Uma vez que perseguem o lucro incessantemente, o Adepto começa a ficar para trás, pelo menos aquele Adepto que não tem o poder financeiro para acompanhar as subidas de preços exercidas pelo seu próprio Clube.
Por causa disso, um grupo de adeptos do Manchester United apresentou uma queixa contra o seu próprio Clube na equivalente á Autoridade para a Concorrência em Inglaterra por 2 razões:
1º - o aumento, desde 2005, em quase de 60% no preço de Season Tickets ( lugares cativos para os jogos do campeonato em casa ), com o exemplo de um lugar na North Stand Upper Center a passar de £532 para £912, se juntarmos a isto jogos da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga Inglesa mais os jogos das competições europeias os valores chegam facilmente ás £1500;
2º - a obrigação de os detentores de Season Tickets comprarem os bilhetes para os jogos da Taça independentemente de saberem quem são os adversários ou quanto jogos o Manchester United vai disputar.

Falei aqui no respeito que devem ter os Clubes para com os seus Adeptos, mas devem também os dirigentes dos clubes, ou destas empresas privadas, respeitar aquilo que é para mim a essência do jogo a comunhão entre Adeptos, Jogadores e Clube.
Não queremos que os adeptos se vejam na obrigação de criar um novo Clube, como aconteceu em Manchester.
http://www.fc-utd.co.uk/index.php
Saiba a História:
http://en.wikipedia.org/wiki/Malcolm_Glazer_takeover_of_Manchester_United

Fred Sard


Mais informações em:
http://www.eufootball.biz/Legal/6390-must_manchester_united_oft.html
http://www.telegraph.co.uk/sport/football/leagues/premierleague/manutd/3479392/Manchester-United-fans-call-in-Office-of-Fair-Trading-over-unfair-ticket-hikes-Football.html
http://www.independent.co.uk/sport/football/news-and-comment/manchester-united-caught-offside-by-oft-for-fixing-prices-on-replica-shirts-588737.html

2 comentários:

nuno brolock disse...

bem, se isso acontecesse com o benfica e os adeptos fundassem um novo clube, lisboa ficava finalmente com 2 clubes grandes...

Hugo Guerra disse...

Sou amante do futebol moderno, e em especial o inglês, por tudo o que envolve em termos culturais, desde a organização, ao espectáculo e ao fair-play.

No entanto admiro estes movimentos que de alguma forma lutam contra o mal que poderá trazer a ambição financeira desmedida.

Neste caso desiludiu e afastou adeptos mas por outro lado aproximou as pessoas à comunidade.

E o Manchester United continua com casa cheia e com apoio.