segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Futebol é Bonito

O futebol é bonito de se ver. Todo o jogo é interessante. O jogador que é um mandão a defender, o jogador que impressiona pela arquitectura de jogadas, o jogador pintor de passes bonitos e até aquele que ‘apenas’ factura, aquele que assegura a viabilidade de uma equipa. Gosto de apreciar as equipas de futebol por sectores, o jogo por momentos e os plantéis pela útil diversidade. Gosto também de perceber os treinadores, o que os motiva, o que os enerva. O futebol é farto, em mediatização, em dinheiro envolvido, em polémica. Estes são os aspectos menos bons do jogo mas talvez preços a pagar por este desporto atravessar tantas culturas, tantas filosofias, tantos interesses. O futebol também tem coisas feias. Como a sociedade, como todos os dias, semanas e meses que nos vão compondo a vida. Eu, por mim, mantenho-me fiel àquilo que me move para ir a um estádio, ver um jogo na TV ou escrever um texto: o futebol de espírito criativo, a vontade de competir, a intenção de ver jogar para o espectáculo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sporting Sempre!


Sou o sócio nº 94 934. Acabei de fazer 29 anos e finalmente penso ser esta a altura certa para me inscrever formalmente como associado da maior potência desportiva do pais! É verdade que sou sportinguista pelo futebol, mas não deixa de ser motivo de orgulho e de satisfação saber que o meu clube integra em si vários desportos, que servem a cidade de Lisboa e o restante pais.
Sou sócio agora e volto a pensar porquê (não deixa de ser curioso estar a arranjar razões para uma decisão essencialmente emocional). Na minha infância e adolescência ficava triste pelas derrotas do Sporting. Hoje em dia também fico, é verdade. A diferença é que tenho mais poder de encaixe. Não é uma simples ‘boca’ que me chateia, não é um mau resultado que me desanima. Também aprendi, e a equipa técnica e directiva do Sporting representa isso mesmo (não significa que não tenha criticas a fazer-lhes), que, para o bem e para o mal, é necessário mantermo-nos firmes no percurso escolhido, independentemente dos percalços encontrados. Como sócio, sou agora oficialmente sportinguista! Para as bolas na trave, para os cartões vermelhos, para os grandes golos e para os títulos que ganharemos!